sexta-feira, fevereiro 26, 2010

GEOCACHING

Boas!
Saibam, meus amigos, que este mundo está recheado de pequenos tesouros escondidos por aí em locais públicos, à espera de serem descobertos, trocados por outros ou até mesmo transportados... Quando digo recheado entendam que há cerca de 1 000 000 (um milhão) actualmente em todo o planeta, mas o número continua a aumentar de dia para dia.


Considerado desporto por uns, aventura para outros, turismo, caça, ou mesmo como uma forma de estar na vida, o Geocaching consiste em esconder e encontrar "tesouros" através de coordenadas GPS, descarregadas na internet em conjunto com outras informações úteis sobre o local, grau de dificuldade, acessos, etc. Qualquer um pode colocar e encontrar geocaches nos sítios mais fantásticos deste mundo. O site mais utilizado é este.

Os "tesouros" são pequenos objectos dentro de caixas. Dentro da caixa está também um "logbook" e um lápis/caneta para que os geocachers relatem em algumas linhas a sua experiência na busca da geocache. Há quem deixe um stashnote, que explica a actividade às pessoas que não a conhecem.

O tamanho das geocaches varia entre caixas de películas fotográficas de 35mm (micro) e um tuppeware (normal). Por vezes são caixas super personalizadas. Os objectos que por lá se encontram, apesar de nenhum valor material, têm, sobretudo, um grande valor simbólico e são levados pelos geocachers que os encontram desde que seja deixado um outro objecto no seu lugar.

Outros "tesouros" há, cujo objectivo é serem transportados para um local específico inscrito numa plaquinha anexa, são os travelbugs. Há n destes objectos a mudar de mão constantemente até atingirem o seu objectivo...

Já tenho o GPS :)
Conto iniciar uma caça ao tesouro em breve...

Video sobre GeoCaching aqui.

Saudações

1 comentário:

  1. que fixe ja vi uma reportagem sobre isso...escolhes um dos objectos tens de la deixar um e voltar a escnder...alinhava nisso tambem :D joana

    ResponderEliminar